quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

B Fachada - "A'deus Pátria e Família" - A Arte de Ser Português

Sem nunca terem feito metafísica que se visse e sopesasse, os portugueses pelam-se por triadizações transcendentais: Deus/ Pátria/ Família, Fado/Fátima/ Futebol, Sporting/ Benfica/ Porto. Ora, B. Fachada editou um disco sobre a Troika, Deus, Pátria e Família, e numa suite de vinte minutos em ritmo de ginga lenta ao piano e planares de sintetizador desconstruiu todas as análises caracterológicas do actual ser português. Fachada é o nosso genial subjectivista Derrida pop-music. Em sobrevoo: de Teixeira de Pascoaes a Alexandre O'Neill, de Eduardo Lourenço a José Gil, ninguém sabe tanto sobre nós como B. Fachada. Com desfaçatez, Fachada escreveu a Arte de Ser Português com a Troika. Em fachadês.(...) Portugal está para acabar/É deixar o cabrão morrer/Sem a pátria para cantar/Sobra um mundo para viver/Chegam flores do estrangeiro/Já escolhemos o coveiro/Por mim é para queimar/Mas não quero exagerar//Não à glória nacional/Não à força não letal/Já não canto sobre amores/Nem me perco no recheio/É que em terra de amadores/Basta ter o pau a meio//Eu não sei português/E que se foda Portugal/Eu canto em fachadês/A minha língua paternal...

Sem comentários:

Enviar um comentário