domingo, 14 de junho de 2015

Diário dos Perplexos/Os filhos da mãe dos filhos de Rousseau

O efeito que a paternidade pode ter sobre o intelecto de um adulto é absolutamente devastador.”

Diogo Mainardi  


Rousseau sabia-o, e apressou-se a enviar a sua prole de bons selvagens para um orfanato a distância prudente. Platão recomendava que a educação fosse uma responsabilidade pública da Pólis, e os gregos criaram mil e um expedientes para libertar os adultos da coexistência pouco filosófica e racional com os juvenis. O pedagogo - escravo incumbido da penosa missão de levar a criança à escola - é a figura da atemporal servidão a que as crianças submetem os adultos, para a qual não se prefigura nenhuma salvífica emancipação (a pedagogia obriga-se hoje a ocupação similar: em vez de levá-las à escola, tenta mantê-las lá).

2 comentários:

  1. Está-se mesmo a perder qualquer réstia de vergonha na cara. Já agora, poderiam pedir colégios internos estatais para os restantes 11 meses do ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Carlos! E na escola os meninos não podem ter tempos mortos, furos, recreios longos. Pelo contrário: sempre debaixo de olho, sempre recluídos nas salas, sempre a trabalharem, rumo à terra da promissão da excelência.. O alpinismo social oblige.

      Eliminar