segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Filosofia para tempos difíceis/ Aristóteles Para Executivos, Nietzsche Para Estressados, Guia Resumido do Estoicismo Doméstico.

A Questão Judaica é uma questão tão provecta como o povo Judeu. Já A Questão Finkler é tão ancestral como o povo Judeu, mas tem também a idade de Samuel Finkler, uma das personagens Rothianas do romance de Howard Jacobson. Quem é Samuel Finkler? Finkler é um filósofo inglês, judeu, que, segundo o seu amigo Julian Treslove, encarna a forma mentis da natureza do povo eleito, levando-o a usar onomasticamente o nome Finkler para se referir a todos os judeus e a tudo o que presume judaico. Finkler estudou Filosofia e Ética em Oxford, ganha visibilidade com livros de self-help philosophy com títulos tão risíveis como O existencialista na Cozinha, O Guia Resumido do Estoicismo Doméstico, e protagoniza programas de televisão onde mostra como Schopenhauer pode ajudar as pessoas na sua vida amorosa, Hegel na planificação das férias e Wittgenstein a decorar códigos pin.
Com merecimento, a self-help philosophy já tem existência literária e o seu filósofo dilecto - Samuel Finkler, e na verdade, de cada vez que deito o olho às estantes de filosofia da FNAC e me deparo com títulos como Aristóteles Para Executivos ou Nietzsche Para Estressados, lembro-me do autor do Guia Resumido do Estoicismo Doméstico, livro que nunca foi escrito mas não deve tardar, porque, como escreveu Leibniz, o possível exige existir, sobretudo agora, que o real está impossível.

1 comentário: