sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Prof./Três com distúrbios de atenção por hiperactividade, dois com défices verbais acentuados na fluência verbal e conhecimento linguístico, dois com Q.I. abaixo da média, dois com défices graves na capacidade de cálculo e raciocínio, três com pais e mães desempregados. Para eles, ao contrário do que acontece ao poeta F. Echevarría, a distracção não é um santo país do conhecimento.

E volvidos dois anos em que fui, talvez, professor, a história repete-se.

A raposa sabe muitas coisas, mas o ouriço sabe uma coisa muito importante
Arquíloco

Três com distúrbios de atenção por hiperactividade, dois com défices verbais acentuados na fluência verbal e conhecimento linguístico, dois com Q.I. abaixo da média, dois com défices graves na capacidade de cálculo e raciocínio, três com pais e mães desempregados. Para eles, ao contrário do que acontece ao poeta F. Echevarría, a distracção não é um santo país do conhecimento. Não sabem muitas coisas, como os bons alunos, mas à semelhança do ouriço de Arquíloco sabem uma coisa muito importante: não querem estar ali. A coisa mais difícil para o professor é dar aos alunos o que eles querem, porque os alunos não sabem o que querem - sabem o que não querem. Uma aula preparada como uma batalha em campo aberto, um derby, uma liturgia: a minudente ocupação dos tempos e dos espaços. O tacticismo pedagógico do estagiário zelota.
Por fim, deixo de saber muitas coisas, como sabe a raposa de Arquíloco, mas fico ciente de uma coisa muito importante: ainda não há nome para aquilo que faço.

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