terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Prof.


 A ideia de que se possa ensinar sem dificuldade releva de uma representação etérea do aluno. Parece ser verdade. Parece também ser verdade que a sageza pedagógica deva representar o cábula como o aluno mais comum que existe, porque é ele que justifica plenamente a função do professor e é com ele que temos tudo a aprender, a começar pela necessidade mesma de aprender. Mutatis mutandis, caro Daniel Pennac, a ideia de que se possa aprender sem dificuldade releva de uma representação etérea do professor. E parecerá também ser verdade que a sageza pedagógica deva representar o bom aluno como o aluno menos comum que existe, porque é ele que justifica plenamente a função do professor e é com ele que temos tudo a aprender, a começar pela necessidade mesma de aprender. 
A sabedoria pedagógica está pejada destes paralogismos, e por isso o seu estatuto epistemológico é o de um humílimo saber prudencial. Digamo-lo com descaro: as Ciências da Educação são Bad Science. Digamo-lo sem rebuço: as Ciências da Educação são Ciência da Treta.

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