A
ideia de que se possa ensinar sem dificuldade releva de uma representação
etérea do aluno. Parece ser verdade. Parece também ser
verdade que a sageza pedagógica deva
representar o cábula como o aluno mais comum que existe, porque é ele que
justifica plenamente a função do professor e é com ele que temos tudo a
aprender, a começar pela necessidade mesma de aprender. Mutatis mutandis, caro Daniel Pennac, a
ideia de que se possa aprender sem dificuldade releva de uma representação
etérea do professor. E parecerá também ser verdade que a sageza pedagógica deva
representar o bom aluno como o aluno menos comum que existe, porque é ele que
justifica plenamente a função do professor e é com ele que temos tudo a
aprender, a começar pela necessidade mesma de aprender.
A sabedoria pedagógica
está pejada destes paralogismos, e por isso o seu estatuto epistemológico é o de
um humílimo saber prudencial. Digamo-lo com descaro:
as Ciências da Educação são Bad Science.
Digamo-lo sem rebuço: as Ciências da Educação são Ciência da Treta.
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