segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Telemóvel de Agustina


Ler a destempo na revista Philosophie de Outubro um extenso dossier sobre o objecto social total, o telemóvel, e ficar em estupor com o prêt-à-penser de uma certa filosofia omnívora que, por de tudo se alimentar, acaba por confundir o pensamento com os movimentos peristálticos do esófago. Ler uma extensa entrevista com Maurizio Ferraris, filósofo italiano, autor do livro Tes Où? Ontologie Du Téléphone Mobile, e lê-lo a concitar o frequentadíssimo Heidegger para fazer a distinção entre o être-au-téléphone (fixe), evento ocasional, o permanente e ubíquo être-au-mobile, e, para usar ainda uma categoria heideggeriana como diz o entrevistado, a pauvreté-en-monde, no caso de privação de conexão.
Desde que Günter Grass inventou o verbo Heideggerizar, é muito mais fácil lidar com estes excessos epigonais, e, já agora, em verdade vos digo que a Agustina foi bem mais arguta. Ora aquilatem lá:
O telemóvel tomou o lugar da intimidade em que a carícia e o olhar são uma forma de maturidade sexual. Objecto masturbante, o telemóvel é um traço arcaico do neurótico e, por isso, tão rapidamente adoptado. Não podendo ser um condutor do pensamento, ganha em popularidade por dar um conhecimento acessório sobre os sonhos e a vida quotidiana.

(O Princípio da Incerteza – A Alma Dos Ricos)

Sem comentários:

Enviar um comentário